quarta-feira, 10 de junho de 2009

Crepúsculo

Se vampiros sempre inspiraram escritores e produtores cinematográficos, eis uma história que ultrapassa o que interiorizei sobre estes seres maléficos sedentos de sangue.

Se no passado a coexistência de vampiros com humanos era impossível nesta história o mesmo é contrariado. Bela, uma adolescente de 17 anos decidi ir viver com o Pai, para uma pequena cidade. Até aqui tudo normal, não fosse um estranho colega e um conjunto de pequenos incidentes alimentarem uma ideia que fervilha no seu cérebro: Edward um vampiro...e confirmada a sua teoria, Bella entre no mundo dos Vampiros Vegetarianos, como se auto-denominam, pois alimentam-se de sangue de animais e não de vampiros.
Ela descobre que estes seres não são nada do que as histórias fantásticas descreviam e encontram em cada um deles algo de especial, porque cada vampiro desenvolve um Dom após a sua passagem de mortal e imortal. É curioso a forma como interagem com humanos, em especial o Pai de Edward que após tantos séculos de medicina, utiliza o seu conhecimento em benefício dos humanos.

Sendo vegetariano, Edward inicialmente fica desorientado pelo odor de Bella que desperta nele algo diferente, uma vontade enorme de estar junto dela, o que em vampirez se traduz por amor...fantástico!!!! Nasce um amor...e ao longo do livro os sentimentos de cada um são descritos de uma forma intensa, coisa que me maravilhou neste livro. Sim, um vampiro apaixonada e capaz de travar uma luta intensa em morder na sua amada é obra!!! Afinal ele esperava por Bella e de tanto a esperar, afinal não estava preparado...até porque sendo ele capaz de ler pensamentos, descobre e isso confunde-o que os de Bella não consegue, pois a mente desta não permite, sem esta perceber porquê, que nela deambulem. Um amor estranho, mas bem adaptado ao que são as emoçoes que resultam deste sentimento, porque vampiro ou não, afinal segundo a autora sentimos da mesma forma.

Problema: Sendo humana, Bella transforma-se na presa de um grupo de vampiros nómada e aqui começa a aventura em que a família Cullen tenta a todo o custo salvar este jovem que após algum tempo, mesmo sendo humana é também ela parte da sua família.

...sem dúvida um livro que na área do fantástico desperta a imaginação e as emoções de quem como eu gosta deste tipo de livros. Deixamo-nos levar facilmente pela imaginação e cada página um mundo de palavras que cativa ao longo da história.

Também tem a sua pitada de comédia esta história, porque quando Edward decide levar Bella conhecer a sua família, esta está mais preocupada com a sua aparência do que ir para o meio de um grupo de vampiros...e como esta, outros momentos engraçados.








2 comentários:

  1. estou a procura de um livro com alguma aventura, romance, traiçoes algo assim.Num tempo nao muito recente com uma certa história do tipo 'o decimo terceiro poder' Poderias me indicar algum livro intresante?
    gosto bastante do teu blog :D

    ResponderEliminar
  2. Olá e antes de mais o meu obrigado.

    Dentro deste género existe a triologia SevenWaters da escritora Juliet Marillier (época celta) ou a saga da Florentina, da Julliete Benzoni ( 1400-1500 DC).

    :-)

    ResponderEliminar