sábado, 8 de agosto de 2009

Os senhores da Guerra

O último livro da saga "O imperador"...e é absolutamente fantástico!!! Conn Iggulden passou a ser um dos meus escritores de preferência, pois o seu dom para a escrita maravilhou-me!

A descrição da Vida de Júlio César já me fascinava no passado, pois das suas mãos um império ganhou força e lugar no tempo que ainda hoje é recordado e visível, ou não fossem as ruínas romanas um marco da passagem deste povo por inúmeros lugares.

No centro deste último livro, encontramos um Júlio César sedento de conquista e se no passado condenou todos aqueles que tentaram saciar a sua sede de poder sem olhar a meios, também ele algures no tempo vira o seu pensamento e se deixa levar pela fama alcançada com intensão de também ele se tornar um imperador...objectivos elevados e que incomodam amigos próximos. E entre eles Marco Bruto que abandona o seu amigo indo juntar-se a Pompeu. Acredita Marco Bruto que se pompeu ganhar a primeira grande luta entre Romanos talvez roma recupere o passado de uma républica que tudo tinha para vingar e honrar os seus cidadãos. Mas Pompeu perde e Marco Bruto é obrigado a retornar para debaixo das asas de César, um César que o perdoa deixando muitos inquietos com tal atitude. Neste perdão, conseguimos ver um pouco da grandiosidade de Júlio César que julgamos ter sido perdida na sua cegueira em construir um Império. Um homem que honra as suas amizades acima de tudo.

Mas é no Egipto que se dá a grande reviravolta em Júlio César e também aqui este encontra Cleopatra, que lhe dá um filho...o filho sonhado e no qual depositam os dois a esperânça de um dia este ser imperador de Roma e do Egipto.

Júlio César regressa a Roma, no final de quase uma vida a combater e é em Roma que morre às mãos dos que na Républica acreditam e que em César apenas vêm um homem sedento de poder...o resto da história conhecemos todos "Também tu Bruto?"...

Mesmo ficcionado, não deixa de ser uma saga repleta de aventuras não só em batalhas travadas entre povos, mas também repleto de batalhas travadas por cada um dos personagens históricos aqui descritos...afinal no fim somos todos carne, osso e alma...e é aqui que se trava a maior de todas as batalhas!!!

Não posso descrever muito mais deste livro nem dos outros, porque é apenas na leitura dos quatro que irão compreender a grandeza da história de Júlio César que mesmo ficcionada em algumas partes é descrita com uma emoção que me cativou e que de certo vai dislumbrar os que de História gostam.

Obrigado Pai, por me teres aguçado a curiosidade nestes livros!!!!






Sem comentários:

Enviar um comentário